terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Festival de Cultura Popular de Monteiro homenageará Jotinha dos Magníficos


Jotinha dos Magníficos sendo entrevistado por Gugu Liberato

A Prefeitura de Monteiro definiu na tarde dessa segunda-feira, 23, a programação do III Festival de Cultura Popular Zabé da Loca – Homenagem a Jotinha dos Magníficos, que acontecerá no período de 06 a 11 de fevereiro.

O evento estará abrindo espaço para as mais diversas manifestações da cultura popular. O Festival tem início na segunda-feira, 06, com a exposição da vida do músico Jotinha e da Banda Magníficos, no Museu Histórico de Monteiro Arnaldo Bezerra Lafayette, que deverá permanecer durante toda semana, contando com a abertura oficial da nova sede do órgão.

Na quarta-feira, 08, a programação tem continuidade com a Mostra de Artes Cênicas, com apresentação de grupo de teatro e dança. Na quinta-feira, 09, as apresentações artísticas na Praça João Pessoa, em homenagem a Jotinha, deverão contar com participação de Walquíria Santos, Neno, Juarez, Sâmya Maia, Luciene Melo e Dejinha de Monteiro, e ainda a banda Forró Mais Eu.

Na sexta-feira, 10, a programação será realizada no Teatro Jansen Filho, com apresentação do poeta cordelista Abdias Campos, Balé Popular de Monteiro e o Coco de Roda Quitéria Noberto.

No sábado, 11, pela manhã será promovido a Cultura na Feira, com a participação da Banda de Pífano do Alto de São Vicente, Banda de Pífano Curumins da Serra, dupla de violeiros, João Badalo e Seu Vicente. À noite, o evento prossegue com a participação de Zabé da Loca, aboiadores, Ciranda do Tungão, João de Amélia e Bereta do Cavaquinho, Niedson Nill e Pífano Perfumado.

Segundo informações do secretário de Comunicação, Edcarlos Farias, ainda faltam alguns detalhes a serem discutidos para fechar a programação, que deverá atender aos mais diversos públicos. Ele acrescentou que o Festival é um evento de grande repercussão que abre espaço para os mais diversos grupos de cultura popular.

“Monteiro tem um importante evento voltado à cultura popular. A homenagem a Jotinha dos Magníficos é justa, pela divulgação e promoção do nome de Monteiro nos mais diversos recantos do país, através da Banda Magníficos, fruto do seu trabalho. Também pela figura como empresário que investe em nossos músicos”, finalizou Edcarlos.

O III Festival de Cultura Popular homenagem a Jotinha dos Magníficos é uma realização da Prefeitura de Monteiro, com apoio da UEPB, patrocínio do Governo do Estado da Paraíba e Secretaria de Estado da Cultura.

Jotinha dos Magníficos

Nascido em Poço Fundo, município de Santa Cruz do Capibaribe-PE, José Inácio da Silva (Jotinha), após completar dois anos de idade, se mudou com seus pais para São Paulo, onde morou durante seis anos. Quando completou oito anos de idade, voltou com sua família para o Nordeste e passou a morar na cidade de Monteiro. Ainda adolescente, começou a trabalhar, engraxando sapatos, carregando feira em carroça e vendendo picolé. Naquela época, seu pai (Inácio Izidório) lhe deu de presente uma pequena sanfona de apenas sessenta baixos. Empolgado com o presente, aprendeu as primeiras notas musicais e a tocar alguns clássicos do forró, como: Asa Branca e Mulher Rendeira. Contagiados pela música e incentivados por Jotinha, os irmãos Josivaldo, Van e Neno, também aprenderam a tocar alguns instrumentos musicais, passando a animar festas em sítios e salões da cidade.

Aos quinze anos, Jotinha conseguiu um emprego como menor estagiário no Banco do Brasil de Monteiro. Todo dinheiro arrecadado tinha destino certo: ajudar os pais, que naquela época passavam por difícil situação financeira e investir na carreira musical. “No início, tudo foi conquistado com muito sacrifício e persistência, mas logo as pessoas começaram a gostar do nosso trabalho e o ‘boca a boca’ fez surgir os convites para apresentações em várias cidades da região”, comenta Jotinha.

Com o aumento da procura pelas apresentações, Jotinha resolveu criar um nome para o grupo. Através de pesquisa realizada em um dicionário encontrou a palavra (magnífico) que ajudou a identificar a marca de sua empresa. A partir daí surgiu a Banda Magníficos. “Resolvi colocar esse nome, devido ao significado da palavra”, explica Jotinha.
1995 – Um sonho Realizado

Em 1995, a Banda Magníficos lançou o seu primeiro CD independente, intitulado “Todo dia te Querer”, que tinha como carro-chefe a música “Amor pra Sempre” a qual, devido às dificuldades no início, foi divulgada apenas nas emissoras de rádio da Paraíba.

1996
No ano seguinte, foi lançado o segundo CD (Meu Tesão é Você), que fez um grande sucesso em todo o Nordeste e chegou a vender mais de 200 mil cópias de forma independente, o que despertou o interesse de várias gravadoras, entre elas a Sony Music, a qual não mediu esforços para contratar a banda.

1997
Em 1997, já através da Sony Music, a Banda Magníficos lançou seu terceiro CD intitulado “Me Usa”, que a levou a ser premiada com o Disco Duplo de Platina, referente à vendagem, superior a 500 mil cópias. Nesse ano, devido ao aumento da procura pelos shows e o surgimento de novos compromissos, Jotinha precisou afastar-se dos palcos e passou apenas a administrar o grupo. No entanto, ele continuou tocando sanfona em todas as gravações dos CD’s da Magníficos.

1998 a 2003
A partir daí a Banda Magníficos não parou mais. Seguiu sua trajetória e lançou os CD’s: “Fonte dos desejos”, “Magníficos ao Vivo”, “Frente a Frente”, “Só Depende de Nós”, “Tô no Ponto”, “Ao Vivo” e “Inéditas e o Encanto”.

2004
Mantendo as suas características, o grupo lançou o CD (É CHAMEGO OU XAVECO), considerado como um dos melhores de sua discografia. “O sucesso conquistado ao longo da carreira pode ser percebido nas apresentações, nas quais o público canta, em coro, músicas do primeiro ao mais recente CD”, explica o empresário.

2005 – Uma história de sucesso
Em 2005, a banda lançou o DVD, “Uma História de Sucesso”, o primeiro da Banda Magníficos, que acabo sendo também lançado em CD. “Neste primeiro DVD, a banda apresenta toda a sua trajetória de sucesso desde o início da carreira, na cidade de Monteiro-PB, até os dias atuais”, informa ele. O DVD, “Uma História de Sucesso”, foi gravado no Chevrolet Hall (www.chevrolethall.com), em Recife-PE, uma das maiores casas de shows do Brasil.

O DVD contém imagens e depoimentos inéditos, além de coreografias, efeitos, iluminação e muito som, além de uma seleção musical que vai desde “Me Usa” a “É Chamego ou Xaveco?” e muitos outros sucessos da carreira da banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário