sábado, 5 de fevereiro de 2011

O choque de realidade


Ontem, o que tinha sido previsto neste espaço, aconteceu. Milhares de servidores protempores tiveram o dissabor de ir ao banco e tomar conhecimento de que não havia salário de janeiro em suas contas. Em alguns casos, isso era até previsível: o governo já tinha comunicado que muitos seriam atingidos pela medida de desligamento do serviço público, por força de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público. O problema é que não foram poucos, os casos de funcionários com mais de 20 anos de serviço que tiveram seus nomes cortados. E quer dizer que a medida teve caráter lotérico? Pelos critérios estabelecidos, não seriam poupados quem tivesse mais tempo de serviço? E por que não ter sequer a elegância de comunicar o fato, com antecedência, aos prejudicados pela medida, permitindo o constrangimento de muitos frente ao caixa eletrônico?
É uma mãe!
A Assembleia pode mesmo ser comparada ao “seio de Abraão”. O ex-deputado Pedro Medeiros ganhou de Ricardo Marcelo (PSDB) o cargo de “procurador da Presidência” da Casa. Status e salário de secretário estadual. Parlamentar atuante, Pedro nunca se notabilizou por notável saber jurídico. Mas isso parece ser o de menos.
PT ativo
O PT está ativo todo para participar das comissões temáticas da Assembleia Legislativa. Frei Anastácio quer integrar a Comissão de Constituição, Justiça e Redação; Anísio Maia, a de Desenvolvimento; e Luciano Cartaxo também tem interesse em participar, embora não tenha adiantado à coluna quais sejam suas pretensões.
Adeus, Joselito
A coluna registra, com pesar, solidariedade à família do radialista Joselito Lucena, que faleceu ontem em Campina Grande vítima de câncer de pulmão. Homem sem grandes ambições materiais e apaixonado pelo rádio-jornalismo esportivo, Joselito deixou sua marca na história do veículo e é referência de várias gerações.
Tropa de choque
Passou a ser uma questão fundamental, na pauta da direção nacional do PMDB, assegurar o mandato do senador Wilson Santiago, que está na mira de Recurso Extraordinária movido pelo ex-governador Cássio Cunha Lima junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Sarney já se integrou à tropa de choque na corte.
Não é bem assim
O deputado Anísio Maia, líder do PT na Assembleia, disse não ter lógica a defesa do colega e correligionário Frei Anastácio de ferrenha oposição ao Governo Ricardo. “Somos independentes”, garantiu Maia. “Vamos votar nas propostas pelo conteúdo, e não por quem a enviou”.
1 – Tomou posse no cargo, ontem, o superintendente da Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) Antônio Fábio Soares Carneiro, que teve o ato publicado no dia 30 de janeiro.
2 – Amigo pessoal do senador Cícero Lucena e de Hervázio Bezerra, o também vereador tucano Marcos Vinícius acompanha a tensão na relação entre os dois nos últimos dias.
3 – Visivelmente tentado a assumir o tão almejado cargo de deputado, Hervázio coloca em xeque no momento a liderança de Cícero. Isso faz parte do plano de Ricardo, é claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário