domingo, 30 de janeiro de 2011

Obras megalomaníacas de R$ 10 bilhões ficam nas promessas na Paraíba

Os seguidos governos estaduais da Paraíba anunciaram, projetaram e até iniciaram obras importantes para a população, para o desenvolvimento econômico e do turismo. Algumas delas até consideradas faraônicas, dada a magnitude dos projetos. O problema é que algumas nunca saíram do papel, outras se arrastam e ainda há aquelas que ficaram pelo caminho, causando prejuízos à sociedade e lesando o erário. Levantamentos dão conta de que as promessas de papel ultrapassam em R$ 10 bilhões.
O Projeto Costa do Sol nesse sentido é emblemático. Há mais de 20 anos projetado e hoje conhecido como Pólo Turístico Cabo Branco tem um valor atualizado de, pelo menos, R$ 3 bilhões para ser executado em toda sua infraestrutura.
A ponte ligando Cabedelo a Lucena, anunciada na gestão do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e orçada à época em R$ 400 milhões, também não saiu do mundo dos estudos, iniciados em 2007. Para isso, foi contratada à época pela Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão a empresa Thenge Engenharia.
Já o Porto de Águas Profundas anunciado por José Maranhão (PMDB) é a mais recente fábula do mundo das obras, orçado entre R$ 3,5 e R$ 5 bilhões.
O Porto considerado por alguns como megalomaníaco e um desperdício de recursos públicos, foi anunciado ao mesmo tempo em que foram divulgadas obras como o viaduto que ligaria as avenidas Beira Rio, Epitácio e Rui Carneiro, na capital: a chamada Via Jaguaribe, orçada em R$ 42 milhões; e o metrô de superfície que supostamente serviria à região metropolitana de João Pessoa.
“Esse problema, que é da nossa cultura, se agrava em época e eleição. Todo governo em época de eleição começa a anunciar obra. José Maranhão agora anunciou mais do que os outros porque estava diante de uma eleição dura, tanto assim que perdeu”, disse o historiador paraibano José Octávio de Arruda Mello.
ESTRADAS
Mais um setor delicado em que há incontáveis obras prometidas é o de estradas. Conhecido como Estradas do Cariri, houve um programa de desenvolvimento da região do Cariri paraibano; a estrada Areia-Pilões também espera uma iniciativa do Governo; e a duplicação da BR 104 que na Paraíba liga Campina Grande a Caruruaru data de 2008. O estado de Pernambuco já está duplicando o trecho que lhe compete. Além dessas, a duplicação da BR 230, entre Campina Grande e Patos, também não iniciou.
Todo governante também tem prometido construir o Binário do Conde, para facilitar o acesso às praias turísticas do Litoral Norte, mas isso já está no papel há cerca de dez anos, sem que seja feito por ninguém. O mercado público de Cabedelo é outra obra que há cinco anos vem sendo construída.

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