segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Presidente Lula visita a Paraíba amanhã

A passagem do presidente Lula pela Paraíba não deve durar mais de uma hora. Ele vem amanhã ao Estado para inspecionar as obras do Rio São Francisco na cidade de São José de Piranhas, alto sertão. Lula chega por volta das 9h para conhecer as obras de construção do maior túnel subterrâneo para transporte de água da América Latina, o Cuncas I, no lote 14 do Eixo Norte. De São José de Piranhas ele segue para a cidade de Salgueiro, em Pernambuco.
As obras do Cuncas I foram iniciadas em setembro. O túnel terá 15 quilômetros de comprimento e cerca de 9 metros de altura por 9 metros de largura. Atravessará quatro municípios, sendo dois no Estado do Ceará (Mauriti e Barro) e dois no Estado da Paraíba (Monte Horebe e São José de Piranhas).
Durante a última visita às obras do Projeto São Francisco, em meados de outubro, o ministro da Integração Nacional, João Santana, vistoriou as obras do túnel, acompanhado pelo diretor do Projeto São Francisco, Frederico Fernandes. “É muito importante o acompanhamento tão de perto de um Ministro nos serviços realizados aqui na obra do Projeto”, ressaltou Frederico Fernandes, durante a visita.
Os engenheiros da obra formaram quatro frentes de escavações para sua construção. Duas, no centro do túnel, em direção às extremidades de entrada e de saída e as outras no sentido contrário. A sustentação e a segurança do empreendimento são garantidas pelas várias ferramentas. Uma delas é a cambota, espécie de arco que auxilia a manter a forma de meia seção do túnel. Cerca de 200 homens foram contratados para o serviço e parte da mão-de-obra é formada por trabalhadores da região.
Além do Cuncas I, será construído o Cuncas II, com quatro quilômetros de comprimento, para compor o trecho de obra do lote 14 do Eixo Norte. Para a construção dos dois túneis serão gastos, aproximadamente, R$ 203,3 milhões com prazo de conclusão até dezembro de 2012.
O Projeto São Francisco é um empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que garantiu mais de R$ 5 bilhões para suas obras, estudos, projetos e demais ações, que engloba a construção de dois canais: o Eixo Norte, com 402 quilômetros, e o Eixo Leste, com 220 quilômetros. A obra beneficiará uma população estimada de 12 milhões de habitantes, além de gerar emprego e promover a inclusão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário