As obras do Cuncas I foram iniciadas em setembro. O túnel terá 15 quilômetros de comprimento e cerca de 9 metros de altura por 9 metros de largura. Atravessará quatro municípios, sendo dois no Estado do Ceará (Mauriti e Barro) e dois no Estado da Paraíba (Monte Horebe e São José de Piranhas).
Durante a última visita às obras do Projeto São Francisco, em meados de outubro, o ministro da Integração Nacional, João Santana, vistoriou as obras do túnel, acompanhado pelo diretor do Projeto São Francisco, Frederico Fernandes. “É muito importante o acompanhamento tão de perto de um Ministro nos serviços realizados aqui na obra do Projeto”, ressaltou Frederico Fernandes, durante a visita.
Os engenheiros da obra formaram quatro frentes de escavações para sua construção. Duas, no centro do túnel, em direção às extremidades de entrada e de saída e as outras no sentido contrário. A sustentação e a segurança do empreendimento são garantidas pelas várias ferramentas. Uma delas é a cambota, espécie de arco que auxilia a manter a forma de meia seção do túnel. Cerca de 200 homens foram contratados para o serviço e parte da mão-de-obra é formada por trabalhadores da região.
Além do Cuncas I, será construído o Cuncas II, com quatro quilômetros de comprimento, para compor o trecho de obra do lote 14 do Eixo Norte. Para a construção dos dois túneis serão gastos, aproximadamente, R$ 203,3 milhões com prazo de conclusão até dezembro de 2012.
O Projeto São Francisco é um empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que garantiu mais de R$ 5 bilhões para suas obras, estudos, projetos e demais ações, que engloba a construção de dois canais: o Eixo Norte, com 402 quilômetros, e o Eixo Leste, com 220 quilômetros. A obra beneficiará uma população estimada de 12 milhões de habitantes, além de gerar emprego e promover a inclusão social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário