segunda-feira, 19 de julho de 2010

Jegue de Zabelê vence competição no Sudeste

Image
Foi na competição que reúne os melhores e mais velozes jegues do Brasil, que o jumento 'Foguinho', do município de Zabelê, no Cariri paraibano, se destacou na cidade paulista de Sorocaba, e venceu em primeiro lugar a competição inédita no país, o 'Mega Jegue'. O Jóckey Clube da cidade, que recebe apostadores milionários durante corridas de cavalos, parou neste sábado (17) para que os jegues virassem estrelas.
Acostumado a competir na tradicional Corrida de Jegue de Zabelê, 'Foguinho' chegou a São Paulo sem chamar muito a atenção dos grandes criadores de jericos do país. Eram os 20 melhores jumentos do Brasil que estavam lá, disputando o primeiro lugar, do qual a premiação de duas motos zero quilômetro era o que menos importava.
A famosa corrida faz parte do Festival Nacional de Jericos e foi providenciada pela primeira vez com o objetivo de alertar as autoridades para a matança indiscriminada dos animais. A ideia do Mega Jegue, surgida após visita ao Festival Nacional de Jericos, em Panelas-PE, tem como pretensão levar ao conhecimento dos criadores de Quarto de Milha, a corrida que já é tradição no Nordeste desde 1973.
O animal vencedor é filho do premiado 'Guardanapo', pertencente a Marquinhos e Lucivaldo Vaz, que não mediram esforços e foram acompanhados de uma caravana prestigiar o evento. O jóckey que montou 'Foguinho', foi o jovem Felipe, também do município de Zabelê, cidade que a partir deste sábado ficou ainda mais conhecida pela cultura de que jumento pode sim, se destacar a nível nacional. Competidores de vários Estados aproveitaram a oportunidade e já garantiram que marcarão presença na Corrida de Jegue de Zabelê 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário